Se você tinha dúvidas, elas acabaram...

Exponencial com taxa zero de performance!

Quero investir no Exponencial

Na semana passada, lançamos um fundo inédito a partir da identificação da oportunidade de investimento nas ações da XP, que serão listadas e negociadas na Nasdaq, bolsa de valores americana. São dois veículos de propósito específico alinhados ao nosso grande objetivo: mudar a relação que as pessoas têm com seus investimentos.

Desde o lançamento dos fundos, temos feito tudo que está ao nosso alcance para maximizar a chance de sermos alocados no IPO. Mesmo acreditando no potencial de valorização das ações de empresa após a oferta, entendemos que há uma vantagem clara em poder participar deste momento inicial.

Quando surgiu a dúvida se os gestores brasileiros poderiam ser alocados, consultamos a CVM e encaminhamos uma carta para a XP com toda nossa argumentação legal. Na sequência, a CVM se pronunciou oficialmente via mídia corroborando nosso entendimento. Não há qualquer impedimento para um fundo local participar.

Os fundos tiveram um sucesso enorme desde o primeiro dia. Já são mais de 6.000 cotistas, em menos de uma semana. Estamos muito felizes com isso.

Queremos garantir que fizemos tudo que está ao nosso alcance para sermos alocados no IPO.

Hoje damos mais dois importantes passos nessa direção.

Primeiro, estamos assinando uma carta de conforto (conhecida como “big boy letter”) exigida pelos bancos coordenadores aos fundos locais. Com esse documento, não há argumento por parte dos coordenadores da oferta para não sermos alocados.

Segundo, estamos zerando a taxa de performance do fundo.

Continuamos achando que seria justo cobrá-la. Fundos de propósito específico são comuns entre os investidores de alta renda. Esses produtos não são fundos passivos, como ETFs. Eles exigem um profundo trabalho de análise, estruturação, consultas legais e outros custos que justificam a remuneração das gestoras que identificam essas oportunidades. Normalmente esses fundos cobram uma baixa taxa de administração e um prêmio de performance.

Não havia por que ser diferente aqui, com a Vitreo sendo remunerada apenas se o investidor tivesse ganhos superiores ao Ibovespa e ao CDI.

Então, por que estamos zerando a taxa de performance?

Entendemos que, com isso, não resta razão alguma para a XP não nos alocar no IPO. Estamos oferecendo uma alternativa totalmente legal e alinhada com os clientes, para que todos possam participar do crescimento da empresa nos próximos anos.

Caso não sejamos atendidos parcial ou integralmente no IPO, compraremos as ações da XP após o início de sua negociação na Nasdaq.

Nosso objetivo primeiro ao criar o fundo sempre foi democratizar o acesso aos bons investimentos no Brasil e dar ao investidor local as mesmas chances do institucional, rigorosamente em linha com a nossa razão de existir.

Seja muito bem-vindo à Vitreo. Esses somos nós.



Quero investir no Exponencial



Os Fundos Exponencial e Exponencial Light têm como objetivo de investimento a aquisição das ações da XP Inc., listadas na Nasdaq. A Vitreo, na qualidade de gestora dos Fundos, buscará adquirir as ações durante sua oferta pública inicial (IPO), ou, ainda, durante a início de sua negociações na Nasdaq. A Vitreo e o administrador dos Fundos (Santander) não participam da intermediação ou distribuição, direta ou indiretamente, da oferta pública inicial das ações da XP Inc. (IPO). A Vitreo é devidamente autorizada pela CVM a prestar os serviços de gestão de carteira de ativos e não possui qualquer relação societária com a XP Inc. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, do custodiante, de qualquer mecanismo de seguro ou do fundo garantidor de créditos – FGC. Leia o regulamento, o formulário de informações complementares e a lâmina de informações essenciais dos fundos antes de investir. A descrição do tipo ANBIMA está disponível no formulário de informações complementares de cada fundo. Os investimentos em fundos estão sujeitos a riscos específicos de mercado. Os fundos disponíveis nesta plataforma poderão estar expostos à significativa concentração de ativos de poucos emissores com os riscos daí decorrentes. Alguns fundos, estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. O investimento em renda variável é considerado de risco elevado, em virtude das grandes variações de rendimentos a que tais investimentos estão sujeitos, inclusive de perda de parte do investimento. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise individualizada de, no mínimo, 12 (doze) meses. As comparações entre rentabilidade e indicadores econômicos, quando disponíveis nesta plataforma, são para de mera referência econômica e não necessariamente meta ou parâmetro de performance dos fundos, e tampouco representam garantia de retorno pela Vitreo.